O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá – Convale – participou de uma importante Oficina, em Salvador, durante a semana, com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), sendo discutida à missão de supervisão do seu novo projeto, o Parceiros da Mata. A entidade esteve representada por Tays Dias.
Com investimento de US$ 150 milhões, o Parceiros da Mata começará a ser executado no segundo semestre de 2023, e tem como objetivo fortalecer a conservação da Mata Atlântica na Bahia. Os investimentos serão aplicados em sistemas produtivos resilientes e em iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável, inclusão digital e socioprodutiva do segmento da sociedade que representa quase 80% dos estabelecimentos rurais.
A meta do projeto Parceiros da Mata é viabilizar a melhoria da qualidade de vida de 100 mil famílias agricultoras, assentadas da reforma agrária e de povos e comunidades tradicionais de comunidades rurais de 61 municípios dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá. Os consórcios terão um papel estratégico na sua operacionalização.