Preso na Operação Astreia, na manhã desta terça-feira (20), o traficante e líder e fundador de uma facção, Manoel Luiz dos Santos Neto, 26 anos, se escondia em uma casa de alto padrão em Aracaju (SE). O imóvel, avaliado em R$ 2 milhões, tem piscina e outros itens de luxo.
Durante a operação, a polícia apreendeu dois carros de luxo, joias, entre elas uma chupeta de bebê que parece ser banhada a ouro. Todos os materiais passarão por perícia. A organização criminosa tem atuação nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.
O criminoso é investigado por tráfico de drogas e de armas, homicídios e lavagem de dinheiro. Na capital de Sergipe ele será ouvido e passará por audiência de custódia.
O traficante é de Juazeiro, mas vivia em Aracaju, nesta casa de luxo. Equipes da Operação Astreia, deflagrada pelas Polícias Federal e Militar da Bahia, com apoio da PM de Pernambuco e do Ministério Público Estadual, efetuaram a prisão nesta terça.
Manoel Luiz é filho do vereador de Juazeiro Amadeus Souza (PP).
Tráfico em eletrodomésticos
Ao todo, 13 pessoas foram presas nesta terça. Pistola, revólver, carregadores, munições para pistola e fuzil, além de nove mil reais, drogas e coletes balísticos foram encontrados em imóveis nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
A polícia investiga se a organização criminosa recebia entorpecentes e armas escondidos em eletrodomésticos novos. Durante cumprimento de mandado de prisão, os materiais ilícitos foram achados dentro de um forno elétrico que estava embalado.
Pistola e tabletes de maconha foram encontrados na casa de um integrante da facção, na cidade pernambucana de Petrolina.
“Estamos com as equipes nas ruas, cumprindo as ordens judiciais e buscando todos os materiais ilícitos. A Operação Atreias é mais uma iniciativa integrando as forças federal e estadual da Bahia”, declarou o Delegado Regional da Polícia Federal, Marcelo Siqueira. Redação do Correio*