Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Centenas de moradores são resgatados de região alagada por explosão de represa na Ucrânia

Na Ucrânia, centenas de moradores foram resgatados da região alagada pela explosão de uma represa. O incidente aumentou ainda a tensão entre russos e ucranianos. Mais de 600 quilômetros quadrados continuam debaixo d’água – apontou o governador da região ucraniana de Kherson. Quase 70% dos alagamentos estão na margem esquerda do rio Dnipro, ocupada ilegalmente pelas tropas russas.

Na manhã da quinta-feira (8), a água atingia uma altura média de 5,5 metros. Nem todo mundo conseguiu fugir a tempo. Com a ajuda de um bote inflável, um grupo de voluntários já resgatou dezenas de gatos e cachorros. A cerca de 60 quilômetros da barragem de Nova Kakhovka, uma mulher foi resgatada pela polícia ucraniana. Muitos idosos também tiveram que abandonar suas casas, que estão em área de risco.

O presidente Volodymyr Zelensky visitou a região nesta quinta e debateu os planos de resgate com as autoridades locais –segundo ele, retirar os moradores e normalizar o abastecimento de água são as duas principais prioridades do governo. Dentro de hospitais, ele visitou sobreviventes. Explicou que, por causa da guerra, muitos médicos deixaram o país –e agradeceu às equipes de saúde. Do outro lado do conflito, um porta-voz do governo russo declarou que o presidente está monitorando a situação em Kherson, mas que não há planos de visita. Vladimir Putin continua dizendo que a barragem foi alvo de sabotagem dos ucranianos.

O Kremlin divulgou imagens para mostrar que também está se empenhando nos resgates. Especialistas em conflitos armados – e entidades, como a Cruz Vermelha – alertaram que os alagamentos movimentaram explosivos terrestres. Essas minas podem permanecer ativas por décadas, o que coloca em risco mais uma vez a vida de civis ucranianos.