O PSD realizou em Jequié o encontro municipal na sexta-feira (26), no Cerimonial Marlene Marinho, para enfatizar o posicionamento da agremiação com vista ao período que se inicia como direcionamento às eleições de 2024.
Antonio Brito, líder da bancada do PSD na Câmara Federal e principal liderança da sigla no município, esteve presente no encontro, ao lado dos dirigentes dos diretórios, bancada de vereadores e lideranças de partidos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador Jerônimo Rodrigues. Na cidade sol o foco é a candidatura do partido contra o atual prefeito, Zé Cocá, do PP, que de forma disparada, lidera no momento todos os cenários possíveis à sua reeleição, com ou sem apoio de Jerônimo e Lula.
Na região, como já tratado pelo Itiruçu Online, o foco é os municípios onde o partido quer continuar com o prefeito eleito, e outros municípios cujos nomes disputam com chances de vitórias. O PSD deve buscar as prefeituras de Lafaiete Coutinho, Jaguaquara, Lagedo do Tabocal, Maracás e Planaltino, além de manter Itiruçu.
Para o município de Itiruçu, Brito acredita na articulação e poder de construção do vice-prefeito, Júnior Petrúquio, sucessor natural da prefeita Lorenna, de quem têm a palavra. Ao lado do vereador Jó de Jú, e do vice, Júnior, Brito acredita que a construção é algo que surge na manutenção de diálogos, até que outros caminhos sejam possíveis, é preciso manter a ordem da construção, aliadas a gratidão e reciprocidade política.
Já o vice-prefeito, questionado pelo Itiruçu Online sobre os trabalhos em prol de sua pré-candidatura, manteve-se confiável no processo e assegura trilhar os caminhos necessários.
“É claro que essa construção vai acontecendo obedecendo a cronologia política. O papel do vice-prefeito é de ajudar e nunca atrapalhar uma gestão. Sou o primeiro vice reeleito em Itiruçu e o que mais ajudou uma gestão através de emendas parlamentares, além de diversas outras ações. Sempre respeitei as decisões da prefeita, mesmo que em algumas eu discorde, mas o momento é dela e apostamos nisso. Penso que podemos aproveitar tudo que temos de positivo e melhorar muita coisa ainda. Lorenna aprendeu os caminhos e sabe fazer isso. Fico feliz de tê-la ajudado no mandato, é meu papel, apesar de o vice nunca aparecer, o trabalho é feito. Estou animado com o futuro, temos reais condições de alinhar as forças para nossa candidatura, lógico que ninguém coloca nome à força, nós sonhamos, trabalhamos e apresentamos, no final, é claro, quem decide é a sociedade, e nela em confio”, disse.