A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, cancelou a programação alusiva aos festejos de Ano Novo, que estava agendada para o dia 31, no Alto da Prefeitura. O projeto inédito incluía shows musicais e queima de fogos de fogos de artifício, com uma grade de atrações para animar a população.
A decisão foi tomada, nesta segunda-feira, 26, após as fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias e que causaram uma vazão histórica na Barragem da Pedra, com as sete comportas abertas e liberando 2.400 metros cúbicos de água por segundo. Por conta disso, houve o represamento do Rio Jequiezinho e gerou alagamentos em boa parte do eixo central da cidade, causando sérios prejuízos à milhares de pessoas. Para o prefeito de Jequié, Zé Cocá, o momento inspira cuidado e muito esforço de todos os servidores municipais, não sendo lógico a realização de nenhum evento festivo.
“Agora é hora concentrar toda a nossa energia em ajudar as pessoas neste momento difícil. Vamos focar na recuperação da cidade e na ajuda às famílias atingidas pelas águas. Desde os primeiros instantes, determinamos o suporte e socorros imediatos a todos, pois o foco é proteger e cuidar da população.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
As chuvas que caíram também provocaram diversos pontos de alagamento nos bairros, como no Residencial Mandacaru I e II, Reisdencial Beira Rio e Vida Jequié, no Curral Novo, na localidade do Café Mascote, no bairro Mandacaru, noos bairros KM 3 e KM 4, Cidade Nova, Jequiezinho, afetando, inclusive, os moradores do distrito de Barra Avenida, na Zona Rural. Desde os primeiros instantes, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Saúde e Defesa Civil Municipal estão mobilizados para atender as famílias, minimizar os danos e recuperar ruas e estradas interditadas.
Qualquer situação decorrente das chuvas que atingem o município, a população pode manter contato com a Defesa Civil, por ligação ou WhatsApp (73) 93505-0750.