Quer investir no agronegócio ou no setor industrial? Então seu destino é Jequié, município localizado no sudoeste baiano, a 377 quilômetros de Salvador. Compreendendo os biomas caatinga e Mata Atlântica, com uma zona de transição conhecida como Mata de Cipó, abastecida pela bacia do Rio de Contas e imenso potencial hídrico apto para desenvolver a agricultura irrigada, o município de Jequié destacou-se no ranking nacional elaborado pela consultoria Urban Systems, publicado pela revista Exame. Jequié foi citada como a terceira melhor cidade na Bahia para gerar negócios no setor agropecuário e a quarta no setor industrial, embalada pelo importante distrito industrial que possui.
De acordo com os dados, em relação à Bahia, Jequié ocupa o quarto lugar como a melhor cidade baiana para o setor da indústria, ficando atrás de Vitória da Conquista, Barreiras e Camaçari. Situada em privilegiada localização geográfica, beneficiada por rodovias federais e estaduais, a cidade possibilita às indústrias eficiente estrutura viária para a logística operacional, com a ênfase de contar com um distrito industrial. Além disso, o prefeito do município, Zé Cocá, defende a implantação de um aeroporto regional, beneficiando não só Jequié, mas a todos os municípios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá.
“Tudo isso é resultado de investimentos e muito trabalho. Ficamos felizes e orgulhosos por pontuarmos com destaque nos dois eixos, entre as melhores cidades do Brasil para o setor da indústria e da agropecuária e temos trabalhado ainda mais, para sermos atrativos em todos os demais setores”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá, destacando que “esse destaque entre as melhores cidades da Bahia é mais uma confirmação de que estamos no rumo certo, avançando e fazendo de Jequié um município mais acreditado”.
De acordo com Zé Cocá, esse destaque obtido pelo município “confirma que Jequié é a melhor opção para a implantação do modal ferroviário da FIOL, dada a sua estratégica localização geográfica, sendo um grande ponto de interligação da ferrovia com a BR-116 e com a BR-330”.
A pesquisa da consultoria Urban Systems analisou municípios com mais de 100 mil habitantes, nos eixos econômicos comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. Entre as 100 cidades brasileiras classificadas como as melhores para fazer negócios, Jequié ocupa a 31ª posição na classificação nacional, relativa ao setor de agropecuária, e está na 93ª classificação nacional no setor da indústria, deixando para trás Barreiras, Campinas, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Goiânia.
Esse levantamento é realizado anualmente, considerando informações referentes até outubro deste ano, tomando como base os fatores empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura permanente, elevação da produtividade da lavoura permanente, crescimento da produção da lavoura temporária, produtividade da lavoura temporária, crescimento da produção pecuária, e o crescimento das exportações e os empregos como um todo no setor.