Liderando no primeiro turno, com 49,32% dos votos ou o equivalente a 3.974.198 votos, o candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues, contrariou mais uma vez os resultados das pesquisas que apontavam derrota do PT no 1º turno e levou a eleição para o segundo turno, inclusive, vencendo a corrida eleitoral no 1º turno.
Foi por pouco que Acm Neto não perdeu a eleição já no primeiro turno, ficando com 3.296.190 votos, somando 40,88% das intenções de votos. Jeronimo e Neto agora vão disputar as eleições para governador junto a eleição nacional entre Lula e Bolsonaro. O candidato do União Brasil deve tomar decisão de apoio a um dos candidatos para presidente, ou apoiar o mesmo candidato de Jerônimo, caso queira voltar a disputa com chances de se eleito governador.
A Postura de ACM Neto em neutralidade nas eleições nacionais o permitiu que não tivesse perdido a eleição já neste domingo, pois cooptou muitos votos casado com o ex-presidente Lula. Neto agora fica numa situação delicada, pois como Lula soma mais de 69% na Bahia no eleitorado, o que pode levar o candidato do PT para vencer a eleição. Caso decida apoiar Bolsonaro, terá dificuldades de manter a mesma votação