A prefeita Lorenna Di Gregorio enviou à Câmara Municipal de Vereadores na última semana o Projeto de Lei Nº 09/2022, para autorização de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal que totalizam em até R$ 10 milhões. De acordo com o PL, a obtenção dos recursos destina-se a aplicações e investimentos na infraestrutura, mediante participação do município na operação de crédito do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
No entanto, mesmo citando o valor de R$ 10 milhões, o empréstimo final dependerá da avaliação do banco financiador. Em caso de aprovado, as parcelas ocorrerão em 120 vezes- período de 10 anos-, com taxa de juros de 140%, dentro da taxa CDI. Como garantia do empréstimo, o município empenha o Fundo de Participação do Município, valores que sustentam os serviços públicos essenciais mantidos com o chamado recursos próprios da cidade.
A carência para iniciar o pagamento das parcelas é de 02 anos, ou seja, os (a) próximos (a) gestores (a) iniciarão seus mandatos com a obrigação de iniciar o pagamento do empréstimo. O PL ainda não foi a apreciação da casa, mas deve ser votado na próxima terça-feira ( 20).
Empréstimos nos últimos anos
Vale salientar que, o governo Lorenna já recorreu a empréstimos para pavimentação de ruas, ainda não concluídas na sede e zona rural. De acordo com o vereador Tony Anjos, os recursos ainda estão disponíveis para finalizar o calçamento aonde não chegou.