As obras de asfaltamento nas Ruas Centrais de Itiruçu nem bem terminou e já se tornou alvo de adversários do ex-deputado e prefeito de Jequié, Zé Cocá, que articulou junto ao DNOCS o benefício. As Máquinas chegaram à cidade e iniciaram o primeiro processo na última semana, dando prioridade a Praça Adelmário Meira, que recebeu a 1ª camada de asfalto.
Despois que decidiu seguir o posicionamento político do vice-governador João Leão, do PP, Cocá sabia que seria alvo dos ex-aliados, que antes o chama de grande liderança no interior da Bahia, mas, a partir de agora, precisam abater o crescimento do político na região. Usando da força do estado, o governador Rui Costa, de forma natural do que se espera na política, não partiu para agressões, mas desarticulou apoios importantes, entre prefeitos aliados de Cocá e, com isso, tenta popularizar, por exemplo, o prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes, nos territórios onde Cocá foi bem votado. Na visita a Itiruçu Rui sequer lembrou do ex-aliado que antes era seu principal nome defendido perante à comunidade.
A chegada do presidente da UPB à Base de Acm Neto animou os carlistas, pois ele concentra-se numa região onde Neto precisava crescer. Como será até as eleições? As pesquisas e o resultado das urnas dirão…
Enquanto isso, Cocá vai ter que se acostumar a tomar ‘porradas’ de todos os lados dos ex-companheiros de palanques, principalmente, por conseguir beneficiar municípios através de órgãos federais e, também, por não defender publicamente até agora nenhum dos pré-candidatos a presidência da república, respeitando a preferência do eleitorado e acreditando numa possível terceira via. Talves, se Cocá não tivesse em lado aposto, teria o braço erguido e chamado de grande liderança nos palanques.
Em Itiruçu, não se sabe por quais razões, o deputado federal Jorge Solla do PT, ascendeu a artilharia e iniciou o ataque a Cocá, usando, justamente, o asfaltamento das Ruas Centrais. Solla, sem saber dos detalhes no andamento da obra, fez duras críticas a chegada das melhorias no calçamento, mas para quem vive na cidade com Ruas centrais totalmente desestruturadas e cheias de irregularidades, pensa o contrário.
O que seria da política sem o direito ao contraditório?
A Política mostra, de fato, em quais pessoas você deve se alinhar e/ou se afastar. A maioria que costuma receber dinheiro público como fomento de vida costuma se calar para políticos corruptos, defender ladrões e engolir seco as críticas que faria a obras inacabadas e acusações de corrupção, mas, para outros, as más línguas atacam para todos os lados. Inclusive, ocupam espaços nas redes sociais para ofender a qualquer pessoa que não concorde com seus desejos políticos, a ponto de procurar expor à vida das pessoas e diminuindo-as na tentativa de tentar prevalecer com as narrativas como as aves de rapinas: sem nada a construir, procuram alvos fáceis para atacar. Certamente, será este blog e as pessoas que o edita, vítimas dos ‘amiguinhos dos corruptos oportunos’. É só aguardar… a previsibilidade venenífera assusta.