Desde 2010 que o assunto se tornou bastante discutindo entre os municípios do Vale Jiquiriçá, em especial aos que são mais afetados pelos efeitos de longas estiagem: Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e Irajuba.
Nos últimos 10 anos as cidades viveram os piores momentos com o desabastecimento de água potável através dos sistemas de tratamento da Embasa. A empresa publicou nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, o aviso de Licitação nº 185/21, para execução das obras de implantação do sistema integrado de abastecimento de água.
A Embasa, nem o governo do estado atendem apenas uma solicitação de um único deputado, como vendem a ideia. São reivindicações que necessitaram o apoio popular através de protestos e a união de vários políticos de todos os municípios, sendo representantes na esfera estadual e federal, que após inúmeras reuniões e à situação agravada em 2021, levou, sobretudo, a fazer o governo decidir pela conclusão dos estudos no projeto.
Os políticos mais antigos na assembleia Legislativa da Bahia, que passaram anos lutando e sem conseguir debates no projeto, agora estão pousando de heróis. Aonde eles estavam nos 10 anos de sofrimento dos moradores nos municípios na falta d’água?
O investimento de R$ 140 milhões do governo estadual, por meio da Embasa, vai melhorar a qualidade da água que a população dos municípios do Vale do Jiquiriçá consome. A autorização da licitação do novo sistema integrado de abastecimento que passará a atender, a partir da água do Rio Paraguaçu, os municípios de Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Maracás e Planaltino. A autorização foi concedida pelo governador Rui Costa no último dia 18 de maio.