Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Pesquisa: ACM Neto lidera corrida na Bahia com 54,8%; Wagner tem 23,1%

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera com folga as intenções de voto para o governo da Bahia, mostram dados levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias, divulgados nesta quinta-feira (2).

O democrata, que lança candidatura ao governo baiano hoje, soma 54,8% das intenções de voto no estado. O senador Jaques Wagner, que já foi governador da Bahia por dois mandatos e é a aposta do PT para 2022, aparece em segundo lugar com 23,1%.

Apontado como terceira via, o ministro da Cidadania João Roma soma 3,9%. O nome seguinte é o da ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, que concentrou 2,6% das intenções de voto na Bahia. Os nomes com os menores percentuais são do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) 0,9% e do ex-vereador Marcos Mendes (PSOL) 0,3%.

Aqueles eleitores que não souberam ou não responderam equivalem a 5% e os que votariam branco, nulo ou não escolheria nenhum dos nomes 9,3%.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes como opções aos eleitores, a maior parcela não sabe responder (63,6%). Entre os nomes citados, o de ACM Neto soma o maior percentual: 12,2%.

O governador Rui Costa, que está no segundo mandato, foi citado por 10,6%. Já Jaques Wagner por 3,2%.

João Roma teve 0,9%, Raissa Soares 0,4% e outros nomes 0,3%.

O levantamento BN/ Paraná Pesquisas foi feito por intermédio de entrevistas pessoais por telefone, não robotizadas, em 200 municípios baianos. Foram ouvidos 2002 eleitores entre os dias 24 e 28 de novembro.

 

Com o apoio de Lula, Wagner empata tecnicamente com ACM Neto

O cenário de intenções de voto para o governo na Bahia muda quando os candidatos aparecem colados em presidenciáveis. É o caso do senador Jaques Wagner (PT), que quando associado a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume a liderança, de forma tímida, empatando tecnicamente com o segundo colocado. Já sozinho, o petista soma 23,1% e fica em segundo lugar. Os dados são de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

Com o apoio de Lula, Wagner soma 36,8% das intenções de voto para o governo da Bahia.

Neste cenário, o nome de ACM Neto (DEM) aparece com o apoio do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o democrata soma 36,6% da preferência dos eleitores. Sozinho o ex-prefeito de Salvador lidera com folga com seus 54,8% (lembre aqui). Com os apoios, é um cenário de empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa.

O ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) é beneficiado e cresce na preferência do eleitorado quando associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Se sozinho Roma tem 3,9%, com o apoio de Bolsonaro ele vai a 13,6%.

Este cenário só considerou esses três nomes para o governo da Bahia.

Os eleitores que não responderam são 4,4% e votariam branco ou nulo 8,6%. Fonte é o Bahia Notícias