Se todo governo vivesse só de elogios ou com aplausos “AMIGOS”, seria o máximo para as gestões municipais, mas, de certo, à comunidade não tem nada com isso e quer soluções ao que tem de direito. E foi exatamente o que ocorreu nesta terça-feira (21), no Programa Giro Total da Itiruçu FM: à comunidade subiu o tom nas críticas ao governo Lorenna na área da Saúde, fazendo cobranças em procedimentos de exames e na disponibilização de remédios nas Unidades de Saúde.
Diversos foram os relatos, que alegam ter dificuldades em exames laboratoriais e ultrassons, encarecendo o orçamento familiar pela necessidade de gastos extras com saúde. Para os usuários, o município precisa separar o tratamento com a covid do que outros pacientes necessitam, pois à saúde para quem precisa tratar outros problemas de saúde não deve ser omissa, apesar do momento difícil. É o que relata moradores ao Itiruçu Online.
O que diz o outro lado?
De acordo com o contato feito com o Giro Total, em respostas às críticas, a falta de agilidade nos procedimentos se dá pela necessidade de enxugar o Hospital para atender os pacientes de Covid evitando o contágio e a aglomeração.
“As Ultrassonografias eletivas estão sendo realizadas através do Convênio da Prefeitura de Itiruçu com a Policlínica, em Jequié. As marcações são feitas através da Secretaria Municipal de Saúde. Inclusive, dispondo de transporte gratuito, também através do Convênio para garantir o processo de ir e vir dos pacientes. Estamos a um ano vivendo com esse vírus. Precisamos entender que readaptações são necessárias”, diz.