Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu- Produtores rurais cobram atenção para situação das estradas; ‘Depositamos confiança e colhemos prejuízos’

De quem é a culpa? Do Povo que não é!

Condições ruins das estradas muitas vezes comprometem o escoamento da produção e causam prejuízos aos agricultores. Em municípios essencialmente agrícolas – caso de Itiruçu- é fundamental que as estradas estejam em boas condições para o transporte das safras. É a real situação que hoje estão às estradas do município de Itiruçu, vicinais e as vias que ligam os povoados a sede do município, que acumulam problemas com os buracos, pedras soltas e o lamaçal em época de chuvas.

Acionada pelos produtores, a equipe do Itiruçu Online visitou diversos trechos e confirmou os problemas relatados. Ao passarem pela equipa na via, motoristas paravam para depor sobre o que sofreram. “Hoje para subir na ladeira foi à mesma coisa que escalar uma montanha com quiabo, quando não é isso, são os buracos que a gente sofre todos os dias”, disse o Sr. Genildo.

As estradas estão ficando curtas em algumas localidades. No trecho da Vila Geraldo Cerqueira, o mato ao lado da via toma conta da estrada. Entre Upabuçu e Várzea o cenário é de abandono total. Da Várzea a Igreja por diversas vezes foram necessárias que os próprios produtores melhorassem pontos da estrada, que ganhou até quebra-molas irregulares ao longo do percurso.

“Ontem tivemos que arrastar um caminhão carregado de tomate para conseguir levar a mercadoria e poder vender, votei na prefeita, mas estamos passando agora por um problema que sobra pra gente prejuízos. Não quero saber de quem é a culpa, essas estradas sempre foram feitas pela prefeitura e hoje ficam transferindo culpa. No começo, há três anos,  fizeram um serviço bom, mas já está na hora de refazer. Depositamos confiança e colhemos prejuízos”, reclamou um dos produtores de Upabuçu.

Quando o produtor refere-se em transferência de culpa, ele acentua a questão de o município justificar serem as estradas estaduais e de responsabilidade do Convale, o que antes era feito pelo município em todas as esferas. O Município possui o maquinário e pode ser complementado pelo do Consocio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá, responsável pela manutenção das BAs.

O que diz o outro lado

O Itiruçu Online acionou prepostos da prefeitura para saber se há um planejamento para recuperar as vias e, em atenção, foi informado que logo as melhorias serão realizadas.  Questionados sobre as estradas vicinais, a resposta foram no sentido que também serão feitas dentro planejamento. Enquanto demorar, os prejuízos vão ficando para os que não carregam culpas, mas depositam confianças nos seus representantes: o povo.

Fonte: Itiruçu Online- Líder em audiência e liberdade!