Itiruçu e região agora tem oficialmente sua primeira mulher Sargento da Polícia Militar. É a Itiruçuense SGT PM Vilma Nadira Santos Brandão. Apesar de constar em sua identidade a naturalidade Jaguaquarense, cidade onde apenas nasceu, desde o segundo dia de vida, Vilma Brandão mora na cidade de Itiruçu.
Na região, Jequié é a cidade mais próxima que já inclue no histórico mulheres SGT PM.
A formação aconteceu no último dia 24, na sede do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação -BEIC, e contou com a presença do TC PM Souza Júnior, comandante da Unidade, do TC PM Berlink, representando o CPRSO, e de outras autoridades militares. Por conta do cenário de pandemia instalado não houve convidados , mas contou com transmissão via Instagram e YouTube.
Quem é a primeira mulher Sargento da PM de Itiruçu e região?
Prestou Concurso da Polícia Militar em 1996 e ingressou no Curso de Soldado em 2 de junho de 1997, no CFAP, na cidade de Governador Mangabeira, juntamente com as demais Pfems de várias regiões da Bahia. Ao se formar, apresentou-se no 19 Batalhão de Jequié, onde trabalhou durante uma semana no expediente administrativo. Em seguida, apresentou-se na então 3 Cia/PM/Itiruçu, hoje com sede em Jaguaquara. Após 20 anos servindo em sua cidade, foi trabalhar em Lajedo do Tabocal, 3º Pelotão – 93 CIPM, Maracás, onde continua servindo. Ao completar 19 anos de serviço foi promovida a CB PM, curso realizado em 2016, no 19º Batalhão de Jequié, sendo que só havia ela de mulher e no dia 24 deste, formou-se como 1 SGT PM.
Ações durante a carreira policial
Durante a carreira de policial-militar, Vilma conta que ocorreram diversas situações complicadas e de grandes aprendizagens, porém, em uma dessas marcou grandemente sua carreira. O episódio ocorreu quando estava de serviço e sua guarnição foi solicitada, sendo informada que havia um homem tentando cometer suicídio. Ao deslocar-se à residência do senhor, o mesmo já havia saído. Foram efetuadas buscas e a guarnição o encontrou com cobertor amarrado com arames da cintura até os pés, na fila da Casa Lotérica, a qual estava lotada e todos na praça o olhavam atônitos. De imediato, a 1ª SGT PM BRANDÃO o chamou e começou a conversar e o convenceu a entrar na viatura e seguiram para o hospital local e, em seguida para o HGPV, em Jequié, a fim de que o senhor fosse medicado e evitando assim um suicídio. “Louvo a Deus pela minha profissão e sinto me realizada e muito feliz em servir à comunidade”, diz a primeira mulher Sargento da PM de Itiruçu e região.