De agora em diante, será clara as flexibilizações nos municípios. É como se o novo coronavírus não tivesse mais a letalidade pregada no início da pandemia. Por outro lado, cada vez mais em que as pessoas adoecem, menos medo sentem de serem infectadas pela covid-19.
Desde o início houveram muitos questionamentos quanto as medidas para promoverem o isolamento social, chegando haver junção de decisões para que todos os municípios acertassem ou errassem juntos. Todos os secretos eram discutidos e baixados em acordos.
Um exemplo claro de não terem medo da doença, foi a flexibilização tomada pelo município de Lafaiete Coutinho, que será seguida por todos os municípios, é na reabertura de bares e restaurantes, autorizados a funcionarem até às 22h. O resultado do decreto já era esperado: aumento de aglomerações sem seguimento das medidas de higienizações estabelecidas, principalmente distante da sede do município.
Neste último domingo (30), moradores do Povoado da Lanchinha, relataram um grande movimento na comunidade, oriundo de pessoas de outros municípios, que saíram em busca de diversão. Moradores chamaram a Polícia, que com efetivo pequeno e sem poder tomar medidas para evitar tumultos, apenas orienta, mas basta sair do local que o desrespeito volta acontecer novamente. Além das aglomerações, o som alto em carros são outros pontos reclamados por moradores.