Não é a primeira vez que tremores de terra – os chamados de abalos sísmicos – ocorrem no Vale Jiquiriçá. Na manhã deste domingo (30), Itiruçu e região amanheceram relatados tremores sentidos em diversas regiões. As redes sociais foram tomadas pelas observações de moradores.
Há relatos, além do Vale Jiquiriçá, de regiões do Recôncavo Baiano e em cidades do Sudoeste. Os relatos indicam que o primeiro tremor, o mais forte, começou pouco antes das 8h e durou cerca de 20 segundos. Depois, uma nova trepidação, desta vez mais branda, por volta das 8h20
Não há motivos para pânico
Eventos desta natureza não são novidades e já foram relatados outras vezes na região. Há lugares que ocorrem e passam despercebidos pela maioria das pessoas.
Ainda não há registros do grau nos abalos, mas não causou destruição nem deixou feridos em nenhum dos relatos. Para alterar as placas e provocar estragos, apenas ocorre quando a magnitude é de igual ou superior a 7. O último registrado na Bahia foi de 3.7, na região de Cachoeira, no último dia 21/08, cruz das almas, dentre outras.
Na Bahia a maioria dos abalos são de 4.5, que são considerados. No áudio abaixo, saiba mais sobre o último registro em cidades da Bahia.