Itiruçu e Jaguaquara foram os dois últimos municípios a começarem suas Barreiras Sanitárias como medidas de prevenção ao Covid-19, mas, agora estão pegando pesado na fiscalização na entrada de pessoas.
Em Itiruçu há relatos de pessoas sendo barradas para não entrar na sede do município em decorrência de virem apenas fazer visitas e não serviços essenciais. Nesta sexta-feira, dia 24, a prefeitura aderiu ao método de higienização dos veículos e motos que entram na cidade, sendo pulverizados os pneus com produtos específicos que manta o vírus. Todos os veículos que saem da cidade e depois retornam passam pelo mesmo processo.
No município Povoados reclamaram da abertura para as localidades sem fiscalização, como é o caso de Upabuçu. Moradores enviaram diversas reclamações ao Itiruçu Online questionando sobre ações na comunidade para impedir a chegada de pessoas de outras cidades livremente.
A Prefeita Lorenna Di Gregorio, questionada pelo IO sobre as reclamações, disse que a logística de fechamento do Povoado é difícil de acontecer, por ter estradas em diversos pontos e apenas uma barreira não resolveria a questão de fiscalização, conforme é feita na cidade, em entrada única. No povoado fechar geral é impedir a circulação de veículos para as fazendas na circulação interna.
O objetivo de aumentar a prevenção contra o contágio da doença, mesmo que Itiruçu não tenha registrado caso suspeito.