A ampliação das medidas de isolamento, para tentar conter a contaminação pelo novo coronavírus, tem feito várias cidades anunciarem o fechamento compulsório de lojas, mantendo apenas o comércio considerado essencial, como mercados, farmácias e postos de combustíveis. É o caso de cidades Jaguaquara, Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino, Itaquara, Lafaiete Coutinho, Ubaíra, Nova Itarana, Irajuba, Entroncamento de Jaguaquara, dentre diversas outras, unidas através de decretos coletivos que vão parar o comércio.
A reunião com a Juíza e o Promotor da comarca de Jaguaquara foi realizada neste sábado com os prefeitos, para fortalecer o apoio nas ações de combate ao COVID-19.
E você, cidadão, por amor a você, a sua família e a seus vizinhos, obedeça. Entre na Campanha e fique em casa, essa é sua única proteção nesse momento.
Dentre as novas proibições, insere-se o fechamento do comércio a partir das 18h00 deste sábado, dia 21. Bares, restaurantes e similares devem obedecer às medidas, que são de um período de 15 dias, prorrogáveis a mais. Igrejas também estão proibidas de realizarem cultos e missas. Restaurantes pode fornecer delivery.
A decisão é precisa e proíbe reuniões com qualquer quantidade de pessoas. O fechamento de comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, cabelereiro, barbearia, salão, lojas de material de construção etc, loja de modas e utensílios, calça e veste, dentistas, Clínicas odontológicas, fisioterapia, psicologia.
Funeral só pode acontecer com a presença da família, no máximo de 20 pessoas. Velório está proibido, ou seja, não pode abrir a residência para pessoas visitarem.
Os municípios devem suspender o transporte de Feira Livre.
O que pode ficar aberto?
Farmácias; supermercados; posto de combustível, água e gás para delivery; açougues, Loja de venda de rações insumos e defensivos agrícolas.