A Política de Itiruçu vai ganhando um novo gás: a participação do deputado estadual Zé Cocá. Nesta sexta-feira, 28, ao participar do programa Giro Total na Itiruçu FM, ancorado por Roberto Brito, Cocá foi sabatinado por ouvintes e, sobretudo, questionado sobre diversas situações oriundas da política local e regional.
Por hora, a questão aqui trata-se sobre Itiruçu. Na cidade, o deputado figura como um líder importante que vai ajudar na construção dos concorrentes de oposição ao governo da médica Lorenna Di Gregorio, já anunciada pré-candidata à reeleição.
De preferência, o deputado apresentou o nome do empresário Heron Castro, dando a ele a missão de construir uma candidatura que unifique as oposições representadas por Castro, porém, não descartando possibilidades de construção com outros nomes que desejam disputar a prefeitura. Surgindo paralelos a Heron Castro na construção de outras candidaturas, estão nomes que iniciaram o jogo e buscam o fortalecimento de uma única chapa, destacando-se nomes como dos ex-prefeitos Aílton Cezarino – nome primeiro a iniciar o jogo e defender coesão- de Wagner Novaes – que assiste o imbróglio, mas se apresenta pronto na disputa a mais uma candidatura – e do advogado Alender Correia, que surge como uma alternativa para unificar a oposição em seu nome. O jogo ainda apresenta o jovem Juca Nunes Neto, que pode também ser uma alternativa de voto. Nomes como do ex-prefeito Carlinhos e da ex-vereador Lúcia Armede também são lembrados.
Construir, discutir e fortalecer a base de oposição é uma tarefa que vai se tornando agitada.
Ao ser questionado sobre o que destinou ao município de Itiruçu, Cocá destacou está lutando para solucionar questões da estrada de Upabuçu, além de ter destinado uma ambulância e um ônibus através de emendas, que serão de responsabilidade do município gerir. O deputado destacou apoios a eventos culturais e esportivos na cidade, mas destacou também que sem ter o prefeito aliado, como no município de Jaguaquara, onde ao lado do prefeito Juliano Martinelli, atua na busca de recursos e obras junto ao governo do estado. “Se Itiruçu nos der o prefeito, trabalharemos ajudando muito mais. Assim teremos como fortalecer e fazer um modelo de gestão presente e diferenciada”, disse Cocá.
Ao lado na entrevista, dois dos que se apresentam como opções para disputar a prefeitura, Heron Castro e Alender Correia, acompanharam a entrevista do deputado. Candidatos a vereadores e outras lideranças também estiveram presentes.