Foi confirmada pelo secretário de saúde de Jequié, Victor Lavinsky, em contato com o Itiruçu Online, a informação que leva a uma investigação de uma mulher idosa com sintomas suspeitos de infecção por coronavírus, doença infecto contagiosa. É preciso cuidado ao ler sobre o assunto, pois não foi conformado o caso até o momento.
A paciente é oriunda de Vienna, na Itália, cidade que ainda não registrou casos da doença. De acordo com as informações repassadas ao Itiruçu Online, a mulher foi atendida em uma UPA do município e devido aos sintomas serem identificados a serem investigados – por exatamente ser oriunda de um país que registra casos – foi imediatamente transferida para o Hospital Geral Prado Valadares, onde foram adotados procedimentos inerentes ao caso. A identidade da paciente não foi divulgada. No entanto, informações tem sido vazadas de dentro do Prado Valadares citando características da paciente em investigação.
Conforme exige o caso, a postura do município foi a correta e exigiu de imediato procedimentos necessários, devido aos riscos de a pandemia ser real em todo mundo. O sangue da paciente foi recolhido e encaminhado para análise no laboratório central da Secretaria de Saúde do Estado para exames e, nestes casos, sendo divulgado em até 72h. Não há motivos para pânicos, pois o caso segue sendo analisado e dentro dos padrões. A Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério de Saúde, se movimentam para a suspeita.
A preocupação nas redes sociais é bastante visível. Não é para menos, mas é preciso cuidado ao disseminar informações que não oficiais tratando-se de casos de epidemias.
O Ministério da Saúde já havia ampliado os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Na sexta-feira (21), a pasta incluiu Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
Cuidados com o Vírus:
-Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
-Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
-Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
-Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
-Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
-Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
-Manter ambientes muito bem ventilados
-Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
-Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
-Evitar contato com animais selvagens ou doentes