Com o Decreto Municipal Nº 003, de 09 de janeiro de 2015, e embasado no parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que relatou a ocorrência, o Município de Itiruçu declarou situação de emergência nas áreas afetadas por Estiagem.
A medida considera que no município choveu de forma irregular durante o período compreendido nos últimos seis meses, que as precipitações hídricas registradas foram abaixo da média histórica, prejudicando todo o sistema produtivo do município contribuindo para o esgotamento dos mananciais, açudes e tanques existentes. O agravamento dos problemas sociais pela falta de oferta de trabalho e a iminência da ocorrência do êxodo rural. Essa situação do decreto, embora tenha chovido nos últimos 40 dias, garante benefícios as comunidades rurais.
O decreto é contestado por alguns vereadores de oposição, que alegam ter chovido o suficiente para não haver necessidade de decreto emergencial. O decreto oficializa, por exemplo, os serviços de água potável levadas aos moradores rurais por meio do exército que, apesar das chuvas, ainda sofrem com acesso a água potável para o consumo. Clique aqui e leia o decreto.