A Câmara de vereadores, por meio de cobrança oficial indicada pelos vereadores Nino Mota e Paulinho (PSB), que solicitaram a da prefeitura de Itiruçu providências quanto a proibição do uso de uma trilha histórica que dá acesso ao topo do principal ponto Turístico da cidade: o Morro Grande.
A ação é mediante as constantes barrações de pessoas que vão ao Morro Grande e tentam subir na Pedra pela trilha que há mais de 80 anos é usada e, por ser o outro lado um local perigoso, que pode provocar acidentes, é impossível o acesso para crianças e idosos. Para barrar os turistas ao local, a justificativa do proprietário é de que o sítio onde fica localizada a trilha foi feito um serviço de arado da terra para cultivo, por onde as pessoas iriam passar dentro da Roça e causar prejuízos.
É justamente o diálogo entre município e os proprietários que a Câmara precisou indicar, para que chegue a alguma alternativa na criação de outra trilha que permita o acesso das pessoas ao Morro Grande, que pode ocorrer até por meio da desapropriação do local. Os últimos moradores da localidade nunca impediram o acesso das pessoas ao Morro Grande, mas agora que devolveram o sitio aos donos e mudanças estão sendo feitas na localidade para o plantio, é que surgiu a questão de desmanche da trilha histórica.
O que não pode é o município não assumir o papel de intermediário para que possibilite as pessoas terem acesso ao principal ponto turístico do município.