Moradores de Itiruçu estenderam nos últimos dias diversas críticas via imprensa, nos programas jornalísticos na FM Local e em suas páginas nas redes sociais, relatando diversos pontos da cidade com deficiência no sistema de iluminação pública na sede e zona rural. Fotos enviadas por moradores da Rua Almiro Pires, popular Rua da Areia na noite deste domingo foram enviadas ao Itiruçu Online. De acordo com moradores em relatos, existe uma preocupação com pontos escuros que facilitam para ações de criminosos. A pasta responsável pela reposição das lâmpadas queimadas e reatores defeituosos, disse que não há material disponível e o processo de licitação atrasou a reposição. Há pontos a cidade que a dificuldade de reposição devido a ação de vândalos que danificam as lâmpadas. O município ainda paga contas do ano anterior para ajustar as finanças com fornecedores, o que também impede o avanço na compra de alguns setores.
As reclamações se estendem também aos povoados do município, a exemplo de Feto, Upabuçu, Várzea, Vitória e Vila Pimentel.
Investir em segurança é também cuidar do sistema de iluminação, o que confere segurança aos munícipes transitarem tranquilos na cidade.