Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Posse de Bolsonaro: jornalistas têm circulação restrita e relatam ameaças

A poucas horas da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, jornalistas que estão em Brasília para a cobertura do evento se queixam de condições insalubres de trabalho, restrições de circulação e ameaças.

Por meio do Twitter, profissionais relataram que foram confinados no Palácio Itamaraty, com acesso restrito a água e banheiro, além de ter alimentos jogados no lixo durante revista no Palácio do Planalto. Segundo eles, apenas os jornalistas de veículos que apoiam o presidente eleito teriam livre circulação na Esplanada e na Praça dos Três Poderes.

Informações do jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, apontam que profissionais de sites e jornais estrangeiros abandonaram a cobertura devido às más condições de trabalho oferecidas pela equipe de Bolsonaro. Foi o caso de jornalistas de agências da China e da França.

Vicente ainda relatou que os profissionais receberam ameaças caso saíssem dos locais designados a eles. “Quando chegaram aos ‘chiqueiros’ nos quais foram confinados, jornalistas foram avisados: não pulem as cordas, se pularem, levam tiro. A que ponto chegamos. E tem gente que defende esse tipo de tratamento autoritário”, escreveu no Twitter.

As alegações oficiais sobre as restrições de circulação para a imprensa e o rigor nas revistas se devem à garantia da segurança do presidente eleito, de acordo com a equipe de organização.

Confira os relatos dos jornalistas:

Amanda Audi

@amandafaudi

Não se trata cachorro como os jornalistas são tratados na posse de Bolsonaro. Não tem água, precisa de autorização pra ir ao banheiro, não pode circular pra lugar nenhum, jornada de 14 horas, fomos revistados duas vezes e nos alertaram que há risco de levar bala dos atiradores

5.713 pessoas estão falando sobre isso

Basilia Rodrigues@Basiliarodri

Sucos, iogurtes e frutas de jornalistas jogados no lixo durante revista no Palácio do Planalto, apesar de autorização inicial para levar lanches.

175 pessoas estão falando sobre isso

Basilia Rodrigues@Basiliarodri

Jornalistas internacionais de agências da China e França ficaram irritados com as restrições no Itamaraty e pediram pra deixar o local de cobertura da posse. Foi explicado que não era possível transitar livremente pela Esplanada. Eles voltaram em um ônibus do governo para o CCBB.

711 pessoas estão falando sobre isso

Vicente Nunes@vicentenunes

Jornalistas da França e da China se rebelam e abandonam sala onde estavam confinados no Itamaraty. Disseram que não aceitariam ficar em cárcere privado até às 17h, quando seriam liberados para fazer registros da posse de Bolsonaro. Essa rebelião deveria ser geral.

2.637 pessoas estão falando sobre isso

Vicente Nunes@vicentenunes

Incrível, enquanto a imprensa séria está confinada em “chiqueiros”, como chamam os assessores de Bolsonaro, “comunicadores amigos” têm trânsito livre por toda a Esplanada. Isso está mais para Coreia do Norte do que para um país democrático.

577 pessoas estão falando sobre isso

Vicente Nunes@vicentenunes

Quando chegaram aos “chiqueiros” nos quais foram confinados, jornalistas foram avisados: não pulem as cordas, se pularem, levam tiro. A que ponto chegamos. E tem gente que defende esse tipo de tratamento autoritário. Por tanto medo de jornalistas? Algo tem a esconder?

582 pessoas estão falando sobre isso

Iara Lemos@Iaralemos

A posse de Jair Bolsonaro é só 15h, mas os jornalistas precisam estar confinados desde às 7h. É quase uma tentativa de nos fazerem desistir pelo cansaço, só pode

276 pessoas estão falando sobre isso