Na vida os que não gostam de recordar do passado, é por não sentir orgulho de sua história. E quem sente orgulho da história construída no evangelho é o pastor Ademir José Rocha Macena, conhecido por pastor Ademir, que visita Itiruçu e relembra momentos importantes de sua atuação na cidade como missionário da palavra de Deus.
Ademir Macena faz parte da história da 1ª Igreja Batista de Itiruçu. Quando a congregação ainda era um ponto de pregação da Igreja Batista de Jaguaquara. Em 20 de dezembro de 1972, a congregação passou a ser oficialmente a 1ª Igreja Batista de Itiruçu.
Na foto acima, um encontro entre o atual pastor e o que ajudou na solidificação da Igreja na cidade. O atual pastor da Igreja, Júnior Andrade e Ademir, representa uma história semelhante na forma de pensar e ajudar pessoas da comunidade. Tanto o pastor Ademir quanto Júnior, são solidários a questões sociais.
Hoje pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém na cidade de Paragominas, no Pará, Ademir quer retornar a Itiruçu com mais tempo para cultuar com os irmãos na fé onde ajudou na efetivação da congregação. Lembrando que, o pastor Mateus Eleutério foi o primeiro na congregação na cidade, antes de Ademir.
O local onde hoje é o templo da Batista funcionava uma Usina Elétrica de Itiruçu. Houve um período da história que a igreja havia encerrado suas atividades cristãs, mas hoje é uma das mais atuantes no meio cristão.
Ao longo de muitas conversas e revelação das histórias da Igreja, a equipe do Itiruçu Online conversou com os pastores e com membros da Igreja, Marcelo Andrade e Jó de Jú, que comprovaram em documentos memorizados pelo pastor Ademir. Aliás, outro ponto legal da história é que, a família Andrade também estar inclusa na história da Igreja, tendo hoje o pastor, que é filho do Sr. Jú, que há longos anos é membro da Igreja Batista.