Uma nova turma de estudantes da rede municipal de ensino foi certificada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar da 93ª CIPM, em parceria com a Secretaria de Educação do município. Esta é a 3ª formação do Programa na cidade, sendo a 1ª certificada em 2016.
A formatura dos 104 novos proerdianos ocorreu nesta sexta-feira (20), no Salão da Casa de Cultura, certificando crianças e jovens que vão atuar como agentes multiplicadores na prevenção e combate ao uso de drogas e atos de violência. Os alunos são das turmas formadas nas escolas Maria Rita de Novaes e Manoel Pires da Silva.
A Cerimonia contou com as presenças do Major comandante da 93ª CIPM, Horoney Silva Santana; PM tenente José Ronaldo Moreira, coordenador do Proerd e comandante do 2º pelotão da PM de Itiruçu; Capitão Leonardo Oliveira; da prefeita Lorenna Di Gregorio e a secretária de Educação Ana Paula Oliveira, além de CAB Cibele Alves e Lucas Xavier, orientadores do Proerd. Apenas o vereador Aílton Oliveira prestigiou o momento de cidadania. Além das instituições de ensino do município, o Conselho Tutelar esteve representado no ato.
O Proerd é desenvolvido pela 93ª CIPM desde 2016 nas cidades de Maracás, Planaltino, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal e Itiruçu; e desenvolve ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas e comunidades das quais fazem parte, por meio da aproximação entre policiais militares e integrantes das comunidades de bairro. A equipe do Proerd é composta pelo Tenente Moreira como coordenador e pelos instrutores CB Cibele, CB Dias e o SD Xavier, ambos da 93ª CIPM.
Os jovens assimilaram, nas escolas, conhecimentos sobre os efeitos nocivos do uso de drogas; ações de cunho preventivo mediante a participação dos profissionais de educação e das famílias dos alunos; interatividade com órgãos de saúde e segurança pública, entre outras iniciativas orientadas pela PM.
A formatura dos multiplicadores, na presença dos dirigentes do Proerd e profissionais de escolas públicas é um momento de confraternização entre os agentes e os instrutores do programa e de reforço da proposta de valorização da vida. Os alunos receberam certificados de conclusão do programa e foram premiados com brindes para os destaques na formação específica.