Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Gestão autônoma é mais um legado do professor Gondim para educação de Jequié

O Governo do Município de Jequié publicou no Diário Oficial Eletrônico de quarta-feira, 27/06, após aprovação pela Câmara de Vereadores e sanção do prefeito Sérgio da Gameleira a Lei criando o PROAGE – Programa de Autonomia da Gestão Escolar, cujos recursos financeiros serão destinados a beneficiar as escolas da rede municipal.

O PROAGE é uma política de caráter permanente que busca fortalecer a participação social e da autogestão das escolas. Ele foi idealizado em 2017 pelo então secretário de Educação, Professor Roberto Gondim, durante as reuniões para implantação do Plano de Metas REGAR – Realizações na Educação para uma Gestão Revolucionária cujo objetivo é o de estreitar as relações dos pais dos alunos com a escola.

A partir de agora os gestores das escola municipais terão autonomia para executar pequenos reparos, manutenções e contratações sem necessitarem esperar pelos processos licitatórios que, às vezes, são demorados e burocráticos chegando em alguns casos a prejudicar o bom funcionamento da estrutura escolar e serviços ali prestados à comunidade por causa da morosidade dos trâmites que nem sempre atendem à urgência do momento.

Esse, dentre tantos outros, é um dos legados deixados por Gondim para a população de Jequié na área educacional durante o período em que exerceu o cargo de Secretário de Educação, honrando o convite e a confiança depositados nele pelo prefeito Sérgio da Gameleira.