Com apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Esporte e Lazer, do governo do estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), aconteceu na última sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, no Ginásio de Esportes Aníbal Brito, mais uma ‘Super Etapa do Circuito Baiano de Judô e Festival da Criança’, promovido pela Federação Baiana de Judô (FEBAJU). O evento contou com a participação de 570 atletas de todo o estado, de 15 clubes, divididos em oito classes, no Ginásio de Esportes Aníbal Brito.
Na abertura oficial do evento estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sergio da Gameleira; a ex-secretária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e madrinha do Judô baiano, Olívia Santana; o vice-prefeito, Hassan Iousef; o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pires; o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado Central, a CIPE Central, o major Fábio Rodrigo; o vice-presidente da FEBAJU, Edimerson Simplício e o coordenador do evento em Jequié, Arlon Ferreira.
O Projeto Judô Ação, que é apoiado pela Prefeitura de Jequié, foi o clube campeão no quadro geral de medalhas, sendo campeão das categorias sub-18, sub-21, sênior e master. Mais uma vez se destacou com os seus atletas, sendo um total de 41 medalhas conquistadas, onde 26 foram de ouro, nove de prata e seis de bronze.
Destaque também para outros clubes de Jequié, que estiveram nos pódios durante a competição, a exemplo da Associação José Moreira de Judô, que faturou 17 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e nove de bronze. A Associação Gnoney de Judô, que conquistou 21 medalhas, sendo três de ouro, 10 de prata e oito de bronze. E a Associação GF de Judô, que conquistou sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de bronze.
Diego Santos, atleta jequieense, que defende a Associação Judô Ação e faz parte da Seleção Brasileira de Judô, conquistou o bicampeonato baiano sênior de judô ao vencer mais uma etapa do Circuito Baiano de Judô, somando mais 50 pontos para o ranking nacional. “O incentivo ao esporte, em suas mais variadas modalidades, faz parte do planejamento de ações da Prefeitura de Jequié e que vem sendo executadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Além desse grande e importante campeonato, muitas outras ações e atividades estão sendo desenvolvidas, sobretudo, no fomento ao esporte amador da cidade, como a iluminação dos campos de futebol, a recuperação das quadras poliesportivas dos bairros, os kits esportivos às escolinhas, entre outras atividades que auxiliam na estruturação do esporte local.”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires.