Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Alunos de escola de Jequié escreverão cartas para refugiados venezuelanos

Alunos do Colégio Estadual Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado em Jequié, no sudoeste baiano, vão escrever cartas de apoio para os refugiados e migrantes venezuelanos que estão no estado de Roraima, no Norte do Brasil. A ação, que acontece no próximo dia 17, faz parte Missão Ushuaia, Venezuela.
As cartas serão entregues pelo idealizador do projeto, o documentarista baiano, Dado Galvão, que conta com a parceria do fotógrafo e ativista paraibano Arlen Cezar, e também do jornalista e escritor venezuelano Carlos Javier. Eles estarão no Estado entre os dias 21 a 28 de maio. Os realizadores da missão levarão também a bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, que será trazida ao Brasil por Javier, com cartas escritas por venezuelanos, autoridades locais e organizações não governamentais também serão visitadas pela missão, atividades serão registradas em fotos e vídeos que farão parte de um futuro documentário.
Os venezuelanos que estão em Roraima, também serão incentivados a escrever cartas e deixarem mensagens na bandeira abaixo-assinado,  as cartas serão entregues aos parlamentares do MERCOSUL, autoridades e ao futuro Presidente do Brasil, em data ainda a ser definida.

Estarão em Roraima de 21 a 28 de maio, os realizadores da Missão Ushuaia, Venezuela. Projeto de documentário e ativismo humanitário idealizado pelo documentarista baiano Dado Galvão, em parceria com o fotógrafo e ativista paraibano Arlen Cezar e o jornalista/escritor venezuelano Carlos Javier, autor do livro “Testemunhos da Repressão”. https://oglobo.globo.com/mundo/nos-poroes-de-maduro-16837163
No final de novembro de 2015, Dado Galvão enviou por correio postal uma bandeira do MERCOSUL, para Carlos Javier, que colhe assinaturas e mensagens na bandeira por todo território da Venezuela, além de cartas que serão entregues aos parlamentares e autoridades dos países membros do MERCOSUL, em data ainda a ser definida.
Em Roraima os membros da Missão Ushuaia, levarão a bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL, ao encontro de migrantes e refugiados venezuelanos, que poderão assinar e escrever na bandeira ou através de cartas enviarem mensagens com suas inquietações. Autoridades locais e organizações não governamentais serão visitadas pela missão. Tudo será documentado em audiovisual e fotografia para construção de um documentário.
Tramita no PARLASUL, projeto do parlamentar argentino Humberto Benedetto, que declara Missão Ushuaia, de interesse cultural e humanitário.https://www.parlamentomercosur.org/innovaportal/file/13694/1/mep-206-2017.pdf
Vídeo com os objetivos da Missão https://youtu.be/ZfC46wNRvFc
Vídeo bandeira abaixo-assinado do MERCOSUL na Venezuela https://youtu.be/EfYlRH99DKQ