Cães perambulando pelas ruas e dormindo ao relento são comuns em Itiruçu. O problema é visível inclusive na Praça Adson Pires de Novaes, região central da cidade, onde animais abandonados circulam com sinais de agressividade.
A questão de controlar e reduzir o número de animais de rua que é de responsabilidade do poder público faz reacender a esperança pela construção de um novo espaço, que seja adequado para atender as necessidades dos cachorros desamparados.
Essa não a primeira vez que flagramos cães nas ruas da cidade. O Blog Itiruçu Online vem chamando à atenção do poder público há vários anos, mas nada de concreto é realizado para resolver a situação. Apenas ações de recolhimentos são realizadas poucas vezes durante o ano, o que é insuficiente, pois o município não dispõe de local para acolher os animais.
Por outro lado, ficam os donos dos animais assistindo a situação e nada fazem para evitar a invasão das ruas pelos cães. É animal criando animal, e o que é pior: o homem parecer ter menos sentimentos pelas pessoas do que os cachorros.