Por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Governo do Estado está realizando gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em diversos municípios baianos. A iniciativa visa regularizar os imóveis rurais, possibilitando o acesso aos benefícios previstos no Código Florestal. Na região, Itiruçu, Planaltino e Lafaiete Coutinho recebem os serviços, dentre outros.
Na Bahia, a inscrição é conhecida como Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Ele funciona como uma ‘carteira de identidade do imóvel rural’, uma vez que o agricultor precisará dele para ter acesso a crédito, empréstimo rural e até mesmo pra vender seu imóvel.
O público-alvo é formado por pequenos agricultores, independente do tamanho de sua terra, até àqueles que possuam imóveis rurais com até quatro módulos fiscais (120 hectares) e que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, incluindo assentamentos e projetos de reforma agrária e as comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.
O proprietário deve procurar as Secretarias de Agricultura das cidades ou os Sindicados Rurais para ser orientado.