Por Alberto David
O mundo está sem endereço . “Maldito o homem que confia no homem” , disse Jesus, e “Confiai apenas no Senhor”, disse um profeta , obviamente esse profeta não disse isso para ofender o homem, apenas que abríssemos os olhos, pois o Senhor não falha nunca, mas o homem derrapa. Confiar com cautela e saber que em primeiro lugar vem a amizade de Deus e depois a do homem. Lembrei-me, também, do filósofo Diógenes que caminhava pelas ruas da sua cidade, acompanhado de um cachorro, numa noite nevoenta e escura. Andava para lá e para cá com uma lanterna na mão e as pessoas o paravam, curiosamente, para questioná-lo: “ Mestre, o que há? O senhor a estas horas, caminhando sozinho, sem rumo?”. E ele, de imediato, deu a resposta:
“Procuro um homem honesto “ .
Mais adiante, encontramos outra reflexão do nosso Rui Barbosa, que afirmou: “Chegará o dia em que o homem sentirá vergonha de ser honesto…” , que vem coadunar perfeitamente com as palavra de Jesus , “Maldito é homem que confia no homem”.
Analisando bem, como é bonito encontrarmos um homem honesto ou uma amizade que enche os nossos olhos. E, às vezes, conversando com os meus botões, fico extasiado com essas pessoas.
Existem amigos, sim!
Mesmo contando nos dedos da mão, muito me orgulho dos meus poucos amigos. Herzem Gusmão é um deles, sempre procurou me apoiar em todos os momentos. Acredito que iniciamos as carreiras juntos, aí pelos anos 70. Num tempo fervoroso e de crise em minha vida, no que se refere à minha trajetória como artista, todas às vezes que o procurei para divulgar meus trabalhos ele estava ali, apresentando à comunidade o valor da terra . Foram dezenas ou centenas de entrevistas. Tinha ( e tem) uma grande admiração por mim . Era assim, lembro-me do episódio na Rádio Clube de Conquista , quando pedi uma música ao locutor, pessoalmente , e ele me atendeu mal e foi um rebu . No outro dia, fui reclamar a Herzem que, na época, era gerente do Banco da “Abelhinha”. Ele deu uma bronca no radialista e acrescentou: “David é um valor da terra e tem que ser respeitado”.
Herzem foi sempre generoso. Passado um tempo, nos reencontramos em Salvador, onde buscávamos novas plagas para tentar a sorte . Ele passou por algumas emissoras dali e me solicitou uma entrevista, e prontamente fomos para o ar.
Ele prosperou, tornando-se um expoente máximo na locução. Defensor ferrenho das injustiças e nunca deixou de lado a generosidade. E esse lado poucos o conhecem , é sua referência maior dentre outras qualidades. E também existem outros amigos que muito me ajudaram na minha carreira, sob todos os aspectos. Fico feliz, quando os encontro.
“Maldito o homem que confia no homem” . Essa frase agora chega a exagerar, mas é mais uma força de expressão. Amigo está mesmo difícil e honestidade também , porém o pior de tudo é a agressividade no homem, um homem virou uma besta, há maldades que nos entristecem de uma maneira repugnante .
Neste século, a maldade humana chega a ultrapassar todos os limites e acredito que Deus mais uma vez está decepcionado com sua própria criação.
Há casos horrendos, crianças abusadas pelos próprios pais, torturas e assassinatos praticados por traficantes, que fariam os coronéis do tempo da ditadura se borrarem , e mortes violentas de adolescentes e jovens envolvidos com drogas. Também perversidades praticadas contra os animais cujos vídeos nas redes sociais não me deixam mentir, a exemplo de um vídeo em que se pega uma caixa com um gatinho e alguém põe gasolina e outro risca o fósforo. O bichinho grita e sai correndo em chamas, sob palmas dos homens sem lei .
E aí eu fico pensando, se existe o inferno eles hão de estar lá. Eu peço a Deus que reveja o mundo, por piedade.
Publicado no Resenha Geral