Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Lajedo terá mobilização focada no Combate ao Abuso Sexual e a Exploração contra Crianças e Adolescentes

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (05), envolvendo setores públicos do município de Lajedo do Tabocal, prepara uma grande mobilização em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Tradicionalmente, desde a aprovação da Lei 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, são realizadas ações de mobilização, como a Campanha Nacional Proteja Brasil, que é uma ação permanente do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil. No período de 18 a 24 de maio, diversas atividades de mobilização serão realizadas em todo o País.
Em Lajedo a campanha será lançada a fim de mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data não foi escolhida aleatoriamente. Em 18 de maio de 1973, uma menina foi sequestrada, violentada e assassinada, em Vitória, capital do Espírito Santo. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Os agressores até hoje não foram punidos.

De acordo com o Conselho Tutelar de Lajedo, o movimento se iniciará com uma passeata pelas principais Ruas da cidade. Na reunião estiveram presentes: a Secretária de Educação, o Tenente da PM, Moreira, coordenadores do NALFA, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Padre Paulo, Pastor Anailton Gomes )Igreja Batista Lírio dos Vales, Pastor Rosivaldo (Batista Redenção) e representantes do CRAS. A Polícia Militar terá destaque com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), parceiro na educação das crianças.