Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Outubro Rosa dá lugar ao Novembro Azul

novembro-azul-1

Com o encerramento do mês de outubro chega ao fim também às ações de conscientização do Outubro Rosa. O movimento contou com a participação efetiva das mulheres, que participaram de ações da campanha e buscaram fazer os exames preventivos na maioria das cidades brasileiras.  Entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente, o que resulta no índice de 22% do total de casos no mundo.

O dia “D” do Novembro Azul será realizado no dia 18, uma terça-feira, com o objetivo de contemplar o maior número possível de homens.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.