Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, a reunião mensal da Comissão de Intergestores Regional (CIR). O encontro é realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e contou com a presença de membros do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), secretários e representantes de Saúde dos 26 municípios da região de Jequié: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, , Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.
O secretário de Saúde de Jequié, Hassan Iossef, esteve presente no encontro que discutiu diversos temas com ênfase nos casos de leishmaniose que vêm ocorrendo, especificadamente, os casos de leishmaniose visceral.
Ao total são 28 comissões de Intergestores em todo o estado e as reuniões ocorrem também em outras partes da Bahia. Marisa Eduane Costa, coordenadora da CIR e do Núcleo Regional de Saúde da SESAB, apresentou o perfil assistencial do Hospital da Mulher, em Salvador, e dos serviços que vêm sendo prestados por esta unidade, além das formas de acesso aos atendimentos por ele prestados. Também foram debatidos assuntos relativos à saúde na região, a aplicação de políticas públicas que solucionem as demandas dos municípios e também foi falado a respeito da necessidade de campanhas para captação de bolsas de sangue junto ao HEMOBA para reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais dos municípios.
Muitas decisões saem destas reuniões que são realizadas mensalmente e, após a aprovação das deliberações apresentadas por cada secretário para seu município, pela Comissão de Intergestores Regional (CIR) são encaminhadas para a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e, se aprovadas e validadas pela CIB, são publicadas resoluções para a análise final e deliberação da Comissão Intergestora Tripartite (CIT). Somente a partir daí acontecem as liberações por parte do Ministério da Saúde.
Durante o encontro desta quinta-feira, foi eleita como coordenadora adjunta da Comissão, a secretária municipal de Saúde de Jaguaquara, Renata Rose. Para o secretário de Saúde de Jequié, Hassan Iossef, esses encontros são importantes para a mobilização dos gestores da Saúde: “Serve como embasamento para que, através de informações e dados técnicos, possamos efetivar ações de políticas públicas voltadas às reais necessidades da população. Muitas decisões saem destas reuniões e se transformam em portarias e determinações no Ministério da Saúde e são colocadas em prática pelos gestores de Saúde em todo o Brasil”, afirmou o secretário.