Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Trabalhadores fazem protesto contra reforma da Previdência em Itiruçu

Trabalhadores de diversas categorias realizaram um protesto pelas Ruas centrais de Itiruçu nesta quarta-feira (15), contra a PEC 287, que propõe reforma da Previdência.

 

Reformas do governo federal

 

A reforma da Previdência proposta pelo governo prevê, entre outras coisas, a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria. A gestão Temer também apresentou um projeto para mudar a legislação trabalhista. Uma das ideias é permitir que negociações coletivas se sobreponham à lei. As manifestações foram realizadas em todas as cidades da região. No Brasil, todos os estados aderiram ao movimento.

 

 

Ainda em Itiruçu, foram notadas presenças de políticos, a exemplo do atual vice-prefeito Júnior Petrúquio (PSD), Paulinho do PSB e Nino Mota do PcdoB.

 

Greve Nacional

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) espera a adesão de mais de um milhão de professores e profissionais da rede pública de ensino na greve nacional  deflagrada nesta  quarta-feira (15). A paralisação, que vai atingir todos os estados do país, inaugura um calendário intenso de mobilizações envolvendo centrais sindicais e movimentos populares contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, que muda as regras da aposentadoria no país.

 

Apresentada ao Congresso Nacional pelo governo Temer, a medida estabelece idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar e ainda exige contribuição de 49 anos para que o trabalhador possa receber o valor integral do salário. Alguns benefícios também poderão ser desvinculados do salário mínimo, diminuindo o valor da aposentadoria ao longo do tempo.