Mulheres de 50 a 69 anos, residentes nos municípios de Itiruçu, que foram atendidas no município pelo Rastreamento do Câncer de Mama do Programa Saúde sem Fronteiras, em agosto de 2016, já podem pegar o resultado na secretaria de saúde do município. A mamografia é capaz de detectar precocemente o câncer de mama. É época, o programa chegou ao município por meio de parceria com a prefeitura, por solicitação do então secretário, Erasmo Amorim. A secretaria de saúde, em nota, divulgou que os resultados encontraram-se disponíveis.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.