Aos 29 anos, Ezequiel do Nascimento Borges, foi eleito o vereador mais votado de Itiruçu, com 894 votos, maior votação já alcançada para o cargo de vereador. Durante entrevista ao Blog Itiruçu Online, questionado a quem dedicaria seu diploma de vereador, ele (Ezequiel) disse que dedicaria o diploma a figura de sua vó. “Dedicaria à figura da minha vó, que foi uma pessoa que me deu todo o suporte necessário para que eu galgasse lugares ainda mais altos. Logo cedo minha mãe separou do meu pai e foi morar em Salvador, então com isso toda minha criação veio de minha avó. Por isto dedico a ela esta conquista”, disse.
Os 894 votos recebidos nas eleições de outubro foi considerada uma quebra de tabu pelo jovem eleito. “Acreditei ser uma quebra de tabu pela quantidade de votos que alcancei, partido da lógica de que vivemos numa cidade conservadora em que algumas escolhas da gente às vezes abstenham algumas conquistas e, ser vereador não aconteceu isso. As pessoas reconheceram um trabalho que vem sendo feito ao longo de minha história, faço por gosto e não rotulo ninguém pra que eu possa servir, acho que isso é um reconhecimento de todo esse serviço que vai continuar sendo feito, estando Ezequiel vereador, ou não”, declarou.
As movimentações para a eleição da presidência da câmara será a grande questão política observada nos próximos dias, no entanto, as chapas ainda não foram definidas por ser considerado muito cedo. Indagado sobre possíveis articulações do grupo político da prefeita eleita no apoio ao nome de Ezequiel para a presidência da câmara, ele disse: “Meu nome tá à disposição do meu grupo para o que for interessante. Com Lorena tenho um grau de relação de intimidade e de amizade, mas isso não é elevado a um patamar que me faça alcançar êxito em determinada situação, mas se for à vontade do grupo e rodos optarem pelo meu nome, tenha certeza que darei o meu melhor, e se também for da vontade do grupo para que eu deposite a confiança eu alguém, assim também será feito”, afirmou.
Com prestação de serviços ligando à saúde, fato que contribuiu com a grande quantidade de votos, Ezequiel diz que o trabalho vai continuar por ter um olhar especial pelo povo do município. “Digo a saúde por ter tido a oportunidade de autuar no Prado Valadares e lá o serviço público é muito abrangente e compreende Itiruçu, então, foram portas abertas. Não estou afirmando que não existem portas abertas para outros municípios, estou dizendo que de acordo com as diretrizes e com que a Lei determina para que seja feito eu pude ajudar dentro dessa lógica as pessoas que necessitaram de ajuda, pois tenho um grau de relacionamento muito bom com o pessoal do estado e, isso acaba, digamos , facilitando com que o suporte seja oferecido de melhor forma, e querendo ou não sou de Itiruçu e tenho um olhar todo especial pelo povo de meu município”, frisou.