Quem viaja pela BA-250, rodovia que liga Maracás a BR-116 e margeia os municípios de Itiruçu e Lajedo Tabocal, tem que conviver com um problema da presença constante de animais nas pistas. Em diversos trechos dessa estrada, os motoristas se deparam com essa triste realidade que podem provocar acidentes e gerar prejuízos financeiros a perda de vidas. Nos dois últimos anos foram 08 pessoas mortas por acidentes provocados pela presença de animais na rodovia.
A presença de animais que circulam livremente nas pistas é comum em toda extensão da via. O problema é ainda mais grave, pois os animais ficam em pontos perigosos.
Na noite desta quinta-feira (09), um internauta leitor do Itiruçu Online, se deparou com várias vacas na pista, exatamente no meio de uma das curvas mais perigosas da estrada. Ele fez questão de fotografar um dos animais e enviar ao Blog, nas proximidades da cidade de Maracás. Segundo ele, se não estivesse em baixa velocidade teria ocorrido um acidente. Cenas parecidas ocorrem sistematicamente em todas as estradas da região.
Deixar animais soltos na pista, além de ser um ato irresponsável, também é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário do animal é responsável pelos prejuízos causados ao veículo, mas dificilmente paga porque o dono nunca aparece. Para a maioria dos proprietários é melhor arcar com o prejuízo do animal morto do que ter que pagar pelos danos no veículo.