O município de Jequié, no sudoeste, vai receber a primeira policlínica construída pelo modelo dos consórcios de saúde na Bahia. A ordem de serviço para o início das obras seria assinada pelo governador Rui Costa na próxima sexta-feira (22), mas teve de ser remarcada para uma data ainda não definida. Com prazo de conclusão de até 12 meses, o equipamento deve beneficiar cerca de 500 mil moradores da região.
A policlínica é resultado da formação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá, que inclui 26 municípios. O Governo do Estado vai investir R$ 17 milhões na construção da policlínica e na aquisição de equipamentos. Na unidade, a população poderá realizar consultas em 16 especialidades médicas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia e ortopedia, além de exames de média complexidade, como ultrassonografia e endoscopia. Integrada à rede de atenção à saúde, a unidade fará a ligação da atenção primária aos serviços de maiores complexidades. “Muitas vezes, o paciente vai ao médico, o médico prescreve o exame e o paciente não leva o resultado do exame. Às vezes, o paciente vai até a óbito porque não tem um diagnóstico logo. A ideia da policlínica é justamente desafogar os hospitais e dá resultado à atenção básica”, explica o coordenador dos Consórcios de Saúde, Nelson Portela.
Além de Jequié, fazem parte do Consórcio do Vale do Jiquiriçá os municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.