A Polícia Militar de Iramaia já desenvolve as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para alunos das escolas municipais. O Proerd é um programa que visa conscientizar as crianças sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, além de ensiná-las como agir em situações de perigo.
As aulas são ministradas por Policiais Militares treinados e devidamente capacitados para falarem a mesma linguagem das crianças. Os militares vão fardados nas salas de aula e ministram instruções com material didático específico para cada faixa etária. O coordenador do curso é o Tenente Moreira, que representa o PROERD nas cidades de Maracás, Lajedo do Tabocal , Itiruçu e Iramaia.
Nesta quinta-feira (14), o programa realizou atividades com a presença de autoridades municipais, a exemplo de representante do prefeito, equipe da Secretaria de Educação, além dos pais, alunos e comunidade iramaiense. No evento foram apresentados os objetivos e ações metodológicas desenvolvidas durante aplicação do Programa.
A principal finalidade do programa é mostrar às crianças quão ruim é o caminho das drogas, da criminalidade e da violência, podendo dessa maneira evitar que no futuro a ela possa se tornar um dependente químico ou um Infrator da lei.