Ao participar na manhã de sábado (9/4) de debate sobre o São João 2016, no programa A Semana em Revista (93 FM), o secretário municipal de Cultura, Juvenal Teles Neto “Neto da Água Já”, afirmou que o projeto do São João 2016 está 90% concluído, mas, na próxima quarta-feira (13) ele estará reunido com representantes da CDL, Associação Comercial e Industrial, Conselho Comunitário, Conselho de Cultura e secretários municipais para discutirem e adequar alguns detalhes ao projeto.
Neto da Água afirmou que o momento é de muito aperto financeiro para os municípios brasileiros e a Prefeitura de Jequié não irá investir em contratações para a festa popular “acima de suas disponibilidades”. Também participaram do debate, o ex-secretário de Cultura Bené Sena e os produtores de eventos artísticos e culturais Astro Brainer, Alysson Andrade e Arthur Souza, que comentaram o tema e direcionaram críticas à não colocação em prática do Plano Municipal de Cultura e a retração da principal festa popular de Jequié nos últimos anos.
Mesmo com explicação não aceita pela maioria dos debatedores, o secretário Neto da Água Já, buscou isentar a prefeitura de responsabilidade por terem sido encerrados os forrós alternativos – Margarida, Na Moral e Budega, que eram grandes atrativos de turistas para o São João de Jequié, em razão das contratações de grandes atrações.
Segundo o secretário, o forró da Praça da Bandeira será nos dias 23, 24 e 25 e já estão definidos na grade,: Coreto Elétrico, Torres da Lapa, Luiz Caldas, Targino Gondim, Cangaia de Jegue, Nonô Curvelo (ex-vocalista do Cangaia), Rasta Chinela, Lordão, Rosy Banda, Fábio & Michel, Lé Kum Cré, Embalo 4 e Marly Brasil, podendo ser incluída mais alguma atração no decorrer da semana. A Vila Junina, na Praça Ruy Barbosa, será realizada dias 22, 23,24 e 25, com apresentações de grupos de forró locais durante os quatro dias. *Jequié Repórter