Itiruçu é um dos municípios baiano que não registraram homicídios no ano de 2016. Com uma escalada da violência vivida nos últimos anos, onde apesar do trabalho intenso da Polícia para conter as investidas, houve motes por homicídios ligados ao trafico de drogas, oriundas de elementos que vieram morar na cidade e dominar o tráfico. Para quem não lembra, a cidade recebeu perigosos traficantes oriundos de cidades como Itapetinga que passaram a comandar o tráfico, inclusive, em ação recente invadindo delegacia para resgatar uma detenta. (relembre aqui).
Em 2016 o município iniciou o ano com índices de arrombamentos e furtos, além de arruaças na Praça da cidade. O clima não é e diz às estatísticas que por mais que nos últimos meses houve uma diminuição da violência, em decorrência do número de jovens envolvidos com o mundo das drogas, fato que os conduzem para a criminalidade visando à manutenção no vicio. O novo comandante do pelotão da cidade, Aspirante a Oficial PM Alan Dias, disse que a bandidagem iria ter que procurar outro lugar para morar, mas a cidade teria jeito.
À situação da cidade mobilizou as autoridades como prefeito e vereadores, que levaram à situação a secretaria de segurança pública do estado, que prometeu acrescer o número de efetivo policial; o que não ocorreu. A violência teve uma queda com a implantação da Companhia Independente de Maracás, que comanda o pelotão de Itiruçu.
O prefeito Wagner Novaes, ao participar da cerimonia de posse realizada pelo município para dá boas-vindas ao novo comandante, disse que a cidade vinha sofrendo com bandidos que vieram de outras cidades para tomar conta do Bairro Agarradinho, mas que acreditava no trabalho da Polícia para dá tranquilidade aos moradores. A declaração foi distorcida pelo vereador Nilman Brochini, que usou a Câmara de vereadores para polemizar a declaração, usada pelo vereador, que não esteve prestigiando a posse do novo comandante da PM.
Nos últimos meses a PM intensificou ações na sede e zona rural e a cidade, até o fechamento desta matéria vive uma clima contextualizado na tranquilidade e sem registros de homicídios oriundo do tráfico de drogas. Com um novo comando no pelotão, a polícia militar tem buscado o acolhimento e o trabalho de parceria com a sociedade, poder público, judiciário e policia civil a fim de continuar tendo tranquilidade na cidade.
No mês de Março a cidade viveu um momento tranquilo na comparação com o ano de 2015. De acordo com a Policia Civil não houve registros de arrombamentos nem de crimes do tráfico, apenas conduções e cumprimento de mandado de prisões e buscas e apreensões para fins investigativos. Em conversa com o Blog Itiruçu Online, Dra. Maria do Socorro, lembra que é preciso registrar queixas para que a Polícia possa agir nas investigações dos crimes, sejam roubos, arrombamentos ou furtos.
A segurança pública requer atenção todos os dias. É preciso que o trabalho continue focado no combate e na prevenção. A sociedade por sua vez precisa atuar como agente importante ajudando a Polícia no combate e prevenção ao crime. Enquanto cidades regionais como Jequié, Ipiaú, Maracás, Vitória da Conquista e Jaguaquara continuam registrando homicídios, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal vivem momentos preocupantes, mas livres de crimes ligados ao tráfico em 2016.