Já está em ação o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas públicas de Maracás. Esta é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Polícia Militar, que executa as ações em sala de aula com a distribuição de material didático.
O PROERD é destinado aos alunos da rede pública e já é desenvolvido de forma padronizada em Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Maracás, contando com o apoio de policiais militares voluntários, devidamente capacitados para a função. O programa abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Um dos objetivos é preparar os alunos para que resistam às pressões diretas e indiretas para experimentarem álcool, cigarro e drogas ilícitas.
O programa cria um importante elo entre escola e família, visando a prevenir e reduzir o uso de drogas e a prática da violência entre estudantes, por meio de atividades educacionais que em consonância com as disciplinas da matriz curricular, desperta nos alunos consciência para enfrentamento de questões sociais.