Iniciou nesta quarta-feira (23) nas escolas municipais de Itiruçu, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar em parceria com a Educação Municipal. As escolas Manoel Pires da Silva, no Bairro Roberto Di Gregório, além da Escola Maria Rita de Novaes, foram as primeiras a formar as turmas, que ao final serão diplomadas no programa, no total de 10 encontros. Os alunos recebem todo o material didático. Todas as escolas participarão do programa.
Antes de iniciar o Programa, o secretário de educação, professor Manoel Missias, apresentou o comandante do Pelotão de Itiruçu, Aspirante PM Alan Dias, que enfatizou para os alunos a manter uma relação de amizade a parceria com a Polícia Militar, estendendo-a as famílias.
Para o secretário de educação, o projeto será mais uma ação em parceria com a educação visando uma educação de qualidade, mas, acima de tudo, vai aproximar as crianças do conhecimento sobre o período das drogas e em consequência trazer as famílias para o cotidiano escolar.
As aulas/palestras estão sendo ministradas pelo Soldado PM Jobert Oliveira, com maestria, fazendo a interação dos alunos nos assuntos abordados.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
“Esta é mais uma abraçada pela Educação Municipal, que visa a melhoria na qualidade do ensino e no contexto do programa, abraçar a luta contra as drogas, oferecendo aos alunos conhecimento necessários para se livrarem das tentativas do mundo vicioso dos entorpecentes”, comemorou Missias, secretário de Educação.