A baixa popularidade da presidenta Dilma tem deixado o PT em maus lenções. O município de Itiruçu é um bom exemplo que poucos querem disputar a eleição municipal filiado ao Partido dos Trabalhadores e vão buscando migrar para outros partidos.
Após a saída do principal nome da sigla na corrida a prefeitura local, a médica Lorena Di Gregório, o partido pode perder nos próximos dias mais um aliado de peso, que seria a segunda opção do partido para tentar voltar à prefeitura, onde teve a oportunidade de gerir o município no último mandato, de 2009 a 2012. Trata-se do vereador Júnior Petrúquio, convidado por seu padrinho político a filiar-se ao PTB.
Ocorre que, para o deputado federal Antonio Brito, será importante à candidatura do vereador, vez que ele tem dado sustentabilidade ao mandato do edil, que realiza ações na área da saúde com apoio de Brito, o que ele não tem no PT.
O partido dispõe somente de dois nomes na disputa que se interessam, caso sejam escolhidos: Jorge Assis, que é uma preferencia do atual presidente do partido Dizalmir Assis; mas sem musculatura política, e do advogado Dr. Alender Correia, que tem aparecido ao público e buscado participar das intervenções partidárias nas alianças locais, tendo ele defendido a posição do deputado federal Jorge Solla, mais votado na cidade. Solla, apesar de democratizar a disputa, não esconde a preferencia pelo nome da médica Lorena para tentar ganhar a prefeitura, só que terá que apoiar o PRB, que é da ala oposicionista ao governador Rui Costa. Segundo relatos, a escolha do partido foi um acordo entre eles e não fará diferença na disputa.
O nome do ex-prefeito Carlos Martinelli, citado pelo presidente do PT como um possível candidato a prefeitura, na verdade está fora da disputa, vez que ele até o momento é o único nome figurado e informado ao TSE como inelegível por ter 03 contas rejeitadas em 04 anos de mandato. Ele (Carlinhos) se quiser entrar na disputa, deverá proceder com ação de liminar para sugerir registro de candidatura. Carlinhos ainda é um dos nomes fortes do PT que teria chances de vencer o pleito, apesar de ter sido derrotado para o atual prefeito que estava há 08 anos fora do poder.
O vereador ainda não confirmou a saída do partido, mediante contato com o Itiruçu Online, mas como na política o que conta entre aliados é a lealdade, certamente Petrúquio deverá ser o próximo a pular o barco petista e tentar voos mais altos no PTB.
Na base do prefeito Wagner Novaes (PSDB), o nome do gestor é o indicado a reeleição com a manutenção da chapa. Mas Novaes não descarta a possibilidade de sua vice Dra. Rita Novaes disputar o pleito. É muito cedo para especulações. No final temos a certeza que a oposição agregará o máximo possível para disputar as eleições, mesmo fará o grupo do prefeito, que tem floreado a politica local no emudeço que requer um pleito disputado.