Os estragos causados pelas chuvas intensas no município de Jaguaquara foram analisados em reunião na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia.
Para enfrentar a situação e determinar ações imediatas, uma representação do Governo do Estado, formada por técnicos da Defesa Civil, Seinfra, e outras Secretarias, irá ao município neste sábado (30). A decisão foi tomada pelo secretário Josias Gomes após audiência com o prefeito do município, Giuliano de Andrade Martinelli (PP), que esteve acompanhado pelo deputado estadual Aderbal Caldas e por Rodrigo Hita, titular da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do Estado.
“Apresentei ao governo do Estado as demandas que surgiram em função das fortes enchentes causadas pelas chuvas na sede de Jaguaquara desde o dia 4 deste mês. 20 casas desabaram e cerca de 300 famílias foram afetadas. Os desabrigados já estão recebendo o aluguel social”, diz o prefeito. Segundo ele, inúmeros bairros ficaram isolados, pontes caíram e em várias ruas os paralelepípedos foram arrancados, abrindo enormes crateras. “A Escola Eraldo Tinoco, no bairro da Lagoa, chegou a ter água na altura de 1 metro. Em função de tudo isso, decretei Estado de Emergência, o que já foi reconhecido pelo governo do Estado”, informa Giuliano Martinelli.