Tem se criado várias versões para a morte de doze peixes na Fonte/Aquário, situada na Praça Adelmário Meira, Jardim central de Itiruçu. Apareceram mortos oito peixes da espécie Carpa e quatro Tilápias, apenas.
A ação foi vista por volta das 05h de hoje, quando moradores acionaram o departamento de Parque e Jardins, relatando a morte de alguns peixes. Logo que identificado o problema, a equipe foi acionada para trabalhar na retirada dos peixes da fonte e colocados em um tanque, para evitar o contato com a água e assim à morte de outros.
De acordo coma prefeitura, diante denuncias de moradores relatando a presença de andarilhos acampados próximo a fonte na tarde de ontem, quarta-feira (13), a prefeitura fez coleta da água para análise, a qual procederá as causas da morte dos peixes. No Aquário/Fonte, a quantidade de peixes chegou a ser superior a 60, sem apresentar problemas com a oxigenação, mesmo em tempos de altas temperaturas.
Uma informação oriunda de populares espalham boatos de que tais andarilhos teriam tomando banho na fonte e lavado até roupas, mas com a quantidade de peixes na fonte seria, para uma pessoa normal e imputável de seus atos, pensar que algum humano tenha entrado no local, que ainda possui eletricidade.
De acordo com o chefe de Parque e Jardins do município, Antonio Silva, é realizada a troca da água semanalmente e limpa a cada 25 dias. Segundo ele, a água havia sido trocada um dia antes da morte dos peixes. A troca segue os requisitos para não comprometer o equilíbrio biológico do Aquário/Fonte, para evitar a alteração do PH e o aumento da temperatura.
Outros fatores como a falta de oxigenação é uma situação avaliada pelo município, visto que, este é um processo que ocorrer toda vez após as chuvas com a elevação do PH- Potencial de Hidrogênio.