Em menos de uma semana mais um incêndio destruiu a segunda fazenda em Itiruçu. No último dia 16 a fazenda Milagre, na região do Pati teve pouco mais de 15 hectares destruídas pelas chamas, que se alastrou por mais de 8 horas.
Já neste domingo (20), o incêndio continua destruindo um lote de 20 hectares na Colônia Batéia, de propriedade do Sr. Rossano D’ Girolamo, sogro do vereador Nilman Brochini. O fogo iniciou por volta das 13:30h e até o fechamento desta matéria o corpo de bombeiros ajudava a conter as chamas às margens da BA-250, com ajuda de tratores e populares.
Como o clima da cidade é bastante ventilado durante o final da tarde, as chamas avançaram rápido pelo pasto seco, chegando há quase 10 metros de altura. A polícia militar está no local para orientar o trânsito na BA-250, rodovia que liga o município de Jaguaquara, na BR-116 a cidade de Maracás.
Até o momento 15 hectares tinham sido destruídas pelo fogo, com plantações de eucaliptos, palmas forasteiras e abelhas. De acordo com o vereador Nilman Brochini, no lote são criados carneiros, que não foram queimados em virtude de estarem presos no curral, havendo tempo para evitar o fogo no local. Ainda de acordo com o vereador, ainda foi possível impedir que as chamas queimassem um trator e a casa do lote, que já estava com fogo no telhado, sendo contido antes de se alastrar.
Duas pessoas estavam na residência quando perceberam o fogo tomando conta do lote. Partes de outros lotes também foram atingidos pelas chamas. O fogo iniciou em frente à Fazenda Nova Itália. As causas do incêndio ainda serão investigadas.