Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Prefeito vai à Presidência da EMBASA em busca de investimentos no sistema de abastecimento

dbceb604-959c-4754-8f7b-2699ca822495

O prefeito de Itiruçu, Wagner Novaes (PSDB), acompanhado dos vereadores Paulo Ézio (PSB), e  Val Caetano (SSD);do ex-prefeito Aílton Cezarino, além do secretário de administração, Josman Almeida, participou, nesta quinta-feira (17), em Salvador, de uma audiência com o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz. Além dos citados, ainda estiveram acompanhando a visita os itiruçuenses Zom Marques e Antelmo Almeida.

A pedido do prefeito Wagner e do ex-prefeito Aílton Cezarino, audiência foi agendada com a embasa pelo presidente da assembleia legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), a fim de tratar sobre a situação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Itiruçu e Lajedo do Tabocal, que está com baixa capacidade no manancial de água bruta.

8bef4200-4480-42ee-9446-11a0bd5ee5f6

O prefeito disse ao Blog Itiruçu Online que cobrou agilidade na resolução dos problemas, que podem afetar o sistema de abastecimento de água do município, pois com a falta de chuvas a barragem diminui semanalmente a capacidade. Ainda de acordo informações obtidas pelo Itiruçu Online, a embasa disse que está sendo realizado um levantamento por meio da Direção Regional de Jequié, para apresentar viabilidades de melhorias no sistema, sendo a primeira delas a utilização de um manancial próximo para reforçar a capacidade da Barragem do Baixão, manancial usado para abastecimento desde a década de 1990. A segunda opção será de reforçar o abastecimento por meio poços artesianos. Todas as medidas acolhidas ficaram decididas de serem executadas em curto prazo.

20151217153047

De acordo com o ex-prefeito Aílton Cezarino, o prefeito Wagner Novaes apresentou a intenção de que a Embasa viabilize, mais adiante, um projeto apresentado pelo prefeito para captar água da Barragem de Pedra e, ou assim como já é um projeto estudado pela Embasa, de abastecer os municípios de Itiruçu, Lajedo, Maracás e Planaltino por meio da captação de água do Rio Paraguaçu.